Logotipo 1Título 1

O que é a igreja?


Em grego, a palavra igreja vem de ekklesia que quer dizer assembléia dos que foram chamados para fora. é a assembléia, a reunião dos que foram chamados para fora do mundo, e que assim, estão reunidos em Cristo para buscar a Deus juntos, para cescerem juntos. Por outro lado, a igreja é um corpo em que há vida.

O Corpo de Cristo é a igreja (Colosseses 1:24), e a igreja é o Corpo de Cristo (Ef 5:23)

"Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a Igreja;" (Colossenses 1:24)
"Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à Igreja;" (Efésios 5:29)

Para um corpo físico viver, ele precisa alimentar-se. Da mesma forma, como crentes em Cristo, nós começamos tomando "leite" espiritual (I Pe 2:2). Que são as palavras que conseguimos digerir espiritualmente, pois elas estão de acordo com nossa experiência inicial com o Senhor. Mas não podemos viver para sempre de "leite", pois ficariamos debilitados. Com o crescimento gradativo, somos capazes, então, de comer "alimento sólido" (Hb 6:1a).

Mas para que a igreja deve crescer? Os cristãos em geral aceitam o fato de que ser salvo e servir a Deus já está bom. Mas isso ainda é ficar no estágio infantil. Se o Corpo [a igreja] não se desenvolve, não amadurece, como vamos expressar a plenitude de Cristo? Cada parte desse Corpo precisa expressar Cristo. Todos nós, como Seus membros, precisamos expressar Cristo.

Este crescimento de que estamos falando não é numérico, mas refere-se ao amadurecimento dos crentes. Infelizmente, o cristianismo está focado em crescimento numérico, mas a palavra de Deus adverte que para entrar-mos no reino dos céus não basta termos sido salvos, participar de um grupo cristão, ter princípios e boas obras. Precisamos amadurecer a ponto de conhecer a vontade de Deus e praticá-la, nada menos que isso será aceito pelo Senhor.

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 7:2)

Mas como se dá este crescimento da igreja? é através de tomar-mos a palavra de Deus como alimento. Se você vai à Bíblia somente para conhecê-la a fundo e obter dela o conhecimento de verdades, você nunca terá o necessário para seu crescimento. é possível que você não tenha crescido quase nada depois de crer no Senhor por muitos anos. Muitos que estão no meio cristão sequer são salvos! Foi o que o Senhor disse aos peritos da Bíblia no evangelho de João, 5:39 e 40:

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; mas não quereis vir a mim para terdes vida!

A diferença entre "a Igreja" e "as igrejas"
As Igrejas fundadas pelos Apóstolos

A palavra de Deus nos ensina que a igreja é uma só. Por que, então, os apóstolos fundaram igrejas em cada lugar que visitaram? Se a igreja é o corpo de Cristo, ela só pode ser uma. Assim, como podemos falar de “igrejas”?

Como vimos, o vocábulo "igreja" quer dizer os chamados para fora. Esse termo é usado duas vezes no evangelho: uma vez em Mateus 16:18 e outra em 18:17. Além disso, achamos esse vocábulo freqüentemente em Atos e nas Epístolas. Nos Evangelhos o termo é usado pelo Senhor nas duas ocasiões, mas é empregado em sentido diferente em cada vez.

"Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre essa rocha edificarei a Minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela" (Mt 16:18).

Que igreja é essa? Pedro confessara Jesus era o Cristo, o Filho do Deus vivo, e o nosso Senhor declarou que edificaria a Sua Igreja sobre essa confissão, a de que, quanto a Sua Pessoa, Ele é o Filho de Deus, e, quanto a Sua obra, Ele é o Cristo de Deus. Essa Igreja compreende todos os salvos, sem referência a tempo ou a espaço, a saber, todos os que são redimidos no propósito de Deus por meio do sangue derramado do Senhor Jesus, e nasceram de novo mediante a operação do Seu Espírito. Essa é a Igreja universal, a Igreja de Deus, o Corpo de Cristo.

"E, se Ele recusar ouvi-los, dize-o à igreja" (Mt 18:17)

O vocábulo igreja é usado aqui num sentido bem diferente do de 16:18. A esfera da igreja a que se refere o termo aqui claramente não é tão abrangente como a esfera da Igreja mencionada na passagem anterior. Em 16:18, Igreja é a Igreja que não conhece tempo ou espaço, mas a igreja em 18:17 é obviamente limitada tanto ao tempo como ao espaço, pois pode-se falar a ela. A Igreja mencionada no capítulo dezesseis inclui todos os filhos de Deus em todas as localidades, ao passo que a igreja mencionada no capítulo dezoito inclui somente os filhos de Deus que vivem em uma localidade; e é por ser limitada a um só lugar que é possível dizer aos crentes que a compõem quais são as nossas dificuldades. é óbvio que a igreja aqui é fisica, e não universal, pois ninguém consegue falar de uma só vez a todos os filhos de Deus em todo universo. Só é possível falar de uma só vez aos crentes que vivem num só lugar.

Temos claramente perante nós dois aspectos da Igreja: a Igreja e as igrejas, ou seja, a Igreja universal e as igrejas físicas. A Igreja é invisível; as igrejas são visíveis. A Igreja não tem organização; as igrejas são organizadas. A Igreja é espiritual; as igrejas são espirituais, contudo físicas. A Igreja é puramente um organismo; As igrejas são um organismo, contudo são ao mesmo tempo organizadas, fato esse comprovado por haver nela presbíteros e diáconos.

Todas as dificuldades da Igreja surgem em conexão com as igrejas físicas, e não a Igreja universal. Esta é invisível e espiritual; logo, ultrapassa o limite humano, ao passo que aquelas são visíveis e organizadas; logo, são passíveis de ser tocadas por mãos humanas. A Igreja celestial é tão distante do mundo que é possível não ser afetada por ele, mas as igrejas terrenas são tão próximas a nós que, se surgem problemas nelas, nós os sentimos vividamente.

A Igreja invisível não põe à prova a nossa obediência a Deus, mas as igrejas visíveis nos provam severamente, pondo-nos frente a frente com questões no plano intensamente prático da vida terrena.

é por isso que muitas pessoas se afastam da igreja no lugar onde vivem, elas preferem "servir a Deus" sozinhas, porque de outra forma sua obediência terá de ser provada e manifestada; um cristão que consegue viver longe dos demais está em rebelião contra o Senhor pois não se submete ao arranjo de Deus sendo ele um membro de Cristo.

Quando estamos com os demais crentes na igreja em nossa cidade, muitas situações acabam ocorrendo e aos poucos as pessoas descobrem quem realmente somos. Esta é uma das pricipais funções da igreja, mostrar quem realmente somos, a fim de que possamos nos arrepender e tomar o caminho da cruz. Deus já sabe quem somos, mas nós não, então Ele nos colocou na igreja. Se evitamos a comunhão com os santos, só vamos descobrir nossa condição no Dia do Senhor, então será tarde demais.

Mas como encontrar a igreja?

Vimos que a igreja certamente é o melhor lugar pra se crescer espiritualmente. Pois é na igreja que vou conhecer a mim mesmo e isto é sinal de que eu cresci. Mas se eu já cri no Senhor, aonde está a igreja para que eu possa encontrar os demais irmãos e crescer nela?

Assim como você não escolheu em que família nascer, também não pode escolher a igreja em que deve ficar. Esta escolha pertence Àquele que te fez nascer de novo: Cristo. Não diga: "Eu me reúno aonde me sinto bem" pois apesar de soar bonito, precisamos consultar o Senhor. Ele deve dizer em seu espírito humano o que vai ser de você e em qual lugar deve se reunir para viver a vida da igreja. Não seja leviano nesta questão. Se tiver dúvida sobre como saber a vontade do Senhor, leia o artigo Quem sou eu?

Que o Senhor, na Sua misericórdia, possa guiá-lo. Jesus é o Senhor!

Textos adaptados de:

Gostou desta página? Compartilhe-a com seus amigos:

 



Last Modified:
Copyright© 2011- www.reino.net.br - all rights reserved